Disponibilidade e necessidade.

““Eu não estou disponível, da minha parte, para governar com o FMI”, afirmou Sócrates, que falava na apresentação da moção de recandidatura como secretário-geral do Partido Socialista (PS), no Porto.”

Sócrates afirma, com a convicção que o caracteriza, que não está disponível para negociar com o FMI. Pois bem, a taxa de juro que o FMI pede tanto à Grécia como à Irlanda ronda os 5,5% enquanto que portugal ronda entre os 5% a longo prazo e 7% a curto/médio prazo. Esta taxa de juro é algo que vários economistas, entre os quais o “socialista” Paul Krugman apelidaram de ruinosa “se se pensar sobre a dinâmica da dívida, uma taxa de juro tão alta é pouco menos que ruinosa, “se se pensar sobre a dinâmica da dívida, uma taxa de juro tão alta é pouco menos que ruinosa”. Adianta, porém, que “não é, de facto, tão má como as pessoas estavam à espera na semana passada, daí o sucesso”. Mas alerta: “Mais alguns sucessos e a periferia europeia será destruída.”

Sócrates esquece, como tem hábito por conveniência, que, neste momento, só o Banco Central Europeu nos impede de cair numa catástrofe de falta de liquidez para pagar salários (alguns deles que até era bom não serem pagos). Esquecendo as questões pragmáticas este primeiro ministro aposta num sentido perverso de patriotismo onde o que é de salutar não é salvar o país mas sim impedir que sejamos “governados” financeiramente por uma cambada de estrangeiros. Infelizmente Sócrates estará porventura esquecido da máfia que invadiu o sector estado, às costas de muitos bem intencionados e que pouco a pouco tem vindo a deitar este país na mais profunda crise, crise essa que no primeiro momento de fraqueza internacional pôs a céu aberto todos os falhanços e fraquezas da nossa governação desde 1974 (há quem diga desde à muito, muito mais).

Entre Sócrates e o FMI venha o diabo e escolha.

http://publico.pt/1485720 – Sócrates e FMI

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=462777 – Krugman e taxas de juro

Anúncios


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s