Polémica da língua

in, Público, Por Maria João Guimarães

“Para o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, os filhos de turcos na Alemanha devem aprender alemão… mas só depois da língua dos seus pais.”

Esta posição é, na minha opinião, muito próxima do intolerável. Como é que o Primeiro Ministro Turco espera que os emigrantes turcos na Alemanha sejam plenamente integrados se a sua língua materna não for o alemão?

Isto faz me ter orgulho dos nossos emigrantes portugueses que, quando trazem os filhos de volta para as férias estes já mal falam a nossa língua, e é assim que deve ser, devem ter orgulho das suas origens, devem saber a língua materna dos seus pais, mas o seu país é outro e é nele que, muito provavelmente, terão de viver.

Eu até iria mais longe, primeiro a língua do país, depois a língua universal (inglês, por agora) e depois a língua dos pais.

Mas se calhar sou só eu.

Anúncios

One Comment on “Polémica da língua”

  1. Essa é uma questao sempre complicada, mas acredito que lingua materna tenha mais relacao com a situacao individual que com origem dos pais. Um filho de turcos que nasce na Alemanha vive o cotidiano alemao tanto quanto um filho de alemaes.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s